Sentir, pensar, incluir - Editora Senac São Paulo
Apresentação
ANDREZA MATSUMOTO
PAULO VENÂNCIO
IZETE MALAQUIAS
MÁRIO VALLE
introdução
Imagem do Imperial Instituto dos Meninos Cégos (com esse jeito de escrever antigo, acentuando a letra "e"), criado em 1854, no Rio de Janeiro. Hoje é o Instituto Benjamin Constant, ainda referência para as pessoas com deficiência visual.
Em 1857, foi fundado o Colégio Nacional para Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro. Atualmente, funciona com o nome corrigido de Instituto Nacional de Educação de Surdos, já que o termo 'surdo-mudo' é equivocado e caiu em desuso.
Detalhe dos Doze Profetas, conjunto de esculturas em pedra-sabão feitas no início do século XIX por Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Elas ficam expostas na cidade de Congonhas, em Minas Gerais. Segundo a história, ele foi acometido por uma doença que o deixou sem os dedos dos pés, fazendo-o andar de joelhos, e com as mãos atrofiadas. O apelido veio dessa condição. Esse escultor, entalhador e arquiteto, cuja obra é a expressão máxima do Barroco mineiro, é considerado por muitos um misto de artista e herói. O que você pensa
a respeito disso?
a respeito disso?
Terminologia
Participação
Como ajudar
CAPÍTULO 1 - DEFICIÊNCIA FÍSICA
Essa imagem não parece fazer muito sentido. Você já pensou que o desconforto ou a confusão que talvez esteja experimentando podem ser os que uma pessoa com deficiência sente, em diversos momentos, vivendo em um mundo repleto de barreiras?
Barreira atitudinal
Aaron Wheelz - 2020 WCMX
ELE QUE PAGUE
ALINHAMENTO
Condução da cadeira
Amigos
CAPÍTULO 2 - DEFICIÊNCIA intelectual
Para uma parcela da população, não é possível passar de um determinado ponto. Mas, ainda assim, é possível fazer muito.
Dificuldades da DI
Características da DI
Do luto à luta
ygos
infantilização
dicas de convivência
CAPÍTULO 3 - DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
CULTURA SURDA
Representação do alfabeto manual em Libras.
Você sabia? Expressões faciais e corporais na Língua Brasileira de Sinais
Crianças surdas
Qual seu nome em Libras? Meu sinal em Libras
comunicação com surdos
CAPÍTULO 4 - DEFICIÊNCIA visual
caminhada
bengalas
O alfabeto Braille (em português) mostra as diferentes combinações de pontos que formam cada uma das letras. Note que cada combinação tem sempre como base a cela Braille, que são 6 pontos dispostos em 2 colunas de 3 linhas.
Reglete e punção para escrita em Braille. O papel fica preso na reglete, e, com o punção, a pessoa com deficiência visual espeta o papel utilizando os limites de cada cela Braille da reglete.
Exemplo de máquina de escrever Braille. A pessoa consegue obter letras e números em Braille apertando determinadas teclas juntas.
Linha ou display Braille. Os teclados de cima servem para digitar textos, e a parte de baixo permite a leitura do que está na tela do computador, já que os pontinhos sobem e descem, formando os relevos que a pessoa cega compreende ao passar os dedos por cima.
efeitos - dv
efeitos sonoros
Conteúdo extra - Sentir, pensar, incluir: pessoas com deficiência
trajetos - dv
trabalho - di
quick massage
estereótipos
capacitismo
segregação
referências
ANDREAZZI, Fernanda. O que é educação inclusiva? Conheça os benefícios para a escola! Perto Educação, 16 mar. 2020. Disponível em: https://pertoeducacao.com/blog/o-que-e-educacao-inclusiva. Acesso em: 18 abr. 2024.
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DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HQwb73v6jhsrVZdwJfhXvhc/?lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.
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