Apresentação



ANDREZA MATSUMOTO

PAULO VENÂNCIO


IZETE MALAQUIAS


MÁRIO VALLE

introdução

Imagem em preto e branco retratando o Imperial Instituto dos Meninos Cégos. A paisagem remonta à época em que foi fundado, 1854.
Imagem do Imperial Instituto dos Meninos Cégos (com esse jeito de escrever antigo, acentuando a letra "e"), criado em 1854, no Rio de Janeiro. Hoje é o Instituto Benjamin Constant, ainda referência para as pessoas com deficiência visual.
Em 1857, foi fundado o Colégio Nacional para Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro. Atualmente, funciona com o nome corrigido de Instituto Nacional de Educação de Surdos, já que o termo 'surdo-mudo' é equivocado e caiu em desuso.
A imagem mostra o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos na época em que foi fundado, 1857.
A imagem mostra detalhe das esculturas dos Doze Profetas de Aleijadinho, em Minas Gerais.
Detalhe dos Doze Profetas, conjunto de esculturas em pedra-sabão feitas no início do século XIX por Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Elas ficam expostas na cidade de Congonhas, em Minas Gerais. Segundo a história, ele foi acometido por uma doença que o deixou sem os dedos dos pés, fazendo-o andar de joelhos, e com as mãos atrofiadas. O apelido veio dessa condição. Esse escultor, entalhador e arquiteto, cuja obra é a expressão máxima do Barroco mineiro, é considerado por muitos um misto de artista e herói. O que você pensa
a respeito disso?

Terminologia

Participação

Como ajudar

CAPÍTULO 1 - DEFICIÊNCIA FÍSICA

A imagem mostra uma parede cinza com uma porta branca entreaberta. Após essa porta entreaberta, existe uma parede de tijolos do chão até o teto, impedindo completamente a passagem.
Essa imagem não parece fazer muito sentido. Você já pensou que o desconforto ou a confusão que talvez esteja experimentando podem ser os que uma pessoa com deficiência sente, em diversos momentos, vivendo em um mundo repleto de barreiras?

Barreira atitudinal

Aaron Wheelz - 2020 WCMX

A imagem mostra o atleta radical Aaron Fotheringham saltando no ar durante uma apresentação com sua cadeira de rodas.

Rebeca Andrade nas Olimpíadas de 2016. Antes disso, ela já tinha passado por uma cirurgia e depois enfrentou mais duas antes de começar a acumular medalhas olímpicas.

A imagem mostra a ginasta Rebeca Andrade saltando no ar durante uma apresentação nas barras assimétricas.

Aaron Fotheringham, atleta radical. Ele nasceu com espinha bífida e usou muletas até os 8 anos de idade, quando as trocou por cadeira de rodas e começou a 'brincar' com ela.

ELE QUE PAGUE

ALINHAMENTO

A imagem mostra uma roupa e um chapéu pairando no ar, como se uma pessoa invisível os estivesse vestindo.

A pessoa invisível

Condução da cadeira

Amigos

CAPÍTULO 2 - DEFICIÊNCIA intelectual

A imagem mostra 10 bolinhas laranjas, dispostas em 5 colunas de 2 linhas cada.

Enigma das bolinhas

Uma imagem contendo Padrão do plano de fundo  Descrição gerada automaticamente

Resolução do enigma das bolinhas

A imagem mostra diversas escadas coloridas. Uma delas termina diante de uma parede, não possibilitando que a pessoa suba mais.
Para uma parcela da população, não é possível passar de um determinado ponto. Mas, ainda assim, é possível fazer muito.

Dificuldades da DI

Características da DI

Do luto à luta

ygos

infantilização

dicas de convivência


CAPÍTULO 3 - DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ

CULTURA SURDA

A imagem é composta por 27 ilustrações de mãos mostrando como se indica cada letra do alfabeto, de A a Z, incluindo o C cedilhado, na Língua Brasileira de Sinais, a Libras.

Representação do alfabeto manual em Libras.

Você sabia? Expressões faciais e corporais na Língua Brasileira de Sinais

Crianças surdas

Qual seu nome em Libras? Meu sinal em Libras

comunicação com surdos

CAPÍTULO 4 - DEFICIÊNCIA visual

caminhada

bengalas

A imagem mostra as celas Braille correspondentes a cada uma das 26 letras do alfabeto, de A a Z.
A imagem mostra a palavra ¿Braille¿ em fundo vermelho com as devidas marcações em Braille correspondentes a cada uma das letras. Abaixo, o alfabeto em português com as marcações em Braille, bem como os números de 0 a 9.
O alfabeto Braille (em português) mostra as diferentes combinações de pontos que formam cada uma das letras. Note que cada combinação tem sempre como base a cela Braille, que são 6 pontos dispostos em 2 colunas de 3 linhas.
A imagem mostra mãos utilizando reglete e punção para escrita em Braille.
Reglete e punção para escrita em Braille. O papel fica preso na reglete, e, com o punção, a pessoa com deficiência visual espeta o papel utilizando os limites de cada cela Braille da reglete.
Exemplo de máquina de escrever Braille. A pessoa consegue obter letras e números em Braille apertando determinadas teclas juntas.
A imagem mostra mãos utilizando equipamento chamado de linha Braille.
Linha ou display Braille. Os teclados de cima servem para digitar textos, e a parte de baixo permite a leitura do que está na tela do computador, já que os pontinhos sobem e descem, formando os relevos que a pessoa cega compreende ao passar os dedos por cima.

efeitos - dv

efeitos sonoros

Conteúdo extra - Sentir, pensar, incluir: pessoas com deficiência

trajetos - dv

trabalho - di

quick massage

estereótipos

capacitismo

segregação

referências

ANDREAZZI, Fernanda. O que é educação inclusiva? Conheça os benefícios para a escola! Perto Educação, 16 mar. 2020. Disponível em: https://pertoeducacao.com/blog/o-que-e-educacao-inclusiva. Acesso em: 18 abr. 2024.

BENTES, José Anchieta de Oliveira; SILVA, Cyntia França Cavalcante de Andrade da; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Normalidade, diversidade e diferença: como o corpo de pessoas com deficiência é visto na atualidade? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 2, abr.-jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8523/0. Acesso em: 18 abr. 2024.

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DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HQwb73v6jhsrVZdwJfhXvhc/?lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.

FUJIHIRA, Carolina Yuki (org.). Mude seu falar que eu mudo meu ouvir: acessibilidade ¿ um livro escrito por pessoas com deficiência intelectual. São Paulo: Associação Carpe Diem, 2012.

INSTITUTO JÔ CLEMENTE. O que é deficiência intelectual, [s. d.]. Disponível em: https://www.ijc.org.br/Paginas/o-que-e-deficiencia-intelectual.aspx. Acesso em: 19 dez. 2023.

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SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado ¿ CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: Secretaria de Educação, 2012. Disponível em: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/Publicacoes_Cape/P_3_Entendendo_Deficiencia_fisica.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.

VALLE, Mário Augusto Costa; SERBAN, Daniela Costin. Cartilha de excelência no atendimento à pessoa com deficiência. Senac: São Paulo, 2008.

VALLE, Mário Augusto Costa; TAKAHASHI, Cintia Yuri. A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. In: Workshop Inclusão de Pessoas com Deficiência, Senac São Paulo, [s. d.].