Sinopse
Ensinar pesquisa, principalmente com abordagem quantitativa a alunos e profissionais de Comunicação Social que, em geral, não têm afinidade com a Estatística e a Matemática é o grande desafio que os autores deste livro se propuseram. Com 9 capítulos perfeitamente encadeados, recheados de exemplos e com riqueza de detalhes, esta obra da Editora Senac-DF, aborda aspectos que vão desde a pesquisa em si, seus métodos e técnicas, até suas especificidades, como a pesquisa com abordagem qualitativa e a com abordagem quantitativa, culminando com a análise de dados. Trata-se de um livro que faltava no mercado, rico por sua simplicidade e pela linguagem acessível que os autores oferecem aos leitores.
Sumário
Prefácio, 9
Apresentação e agradecimentos, 11
Notas sobre os autores, 15
Alguns conceitos importantes para se entender pesquisa, 17
Tipos de pesquisas, 18
A pesquisa exploratória, 18
Objetivos da pesquisa exploratória, 18
A pesquisa conclusiva, 19
A pesquisa conclusiva descritiva, 19
A pesquisa painel, 23
Vantagens e desvantagens da pesquisa painel, 23
Pesquisa conclusiva causal, explicativa ou experimental, 23
Conceitos importantes para a experimentação, 24
O projeto experimental, 25
Modalidades de pesquisa, 26
O ambiente de comunicação e as pesquisas, 27
Fontes de dados em pesquisas, 30
Dados primários e secundários, 31
Sequência na procura de dados em pesquisas, 32
Classificação econômica, 34
A informação psicográfica e algumas técnicas para sua caracterização, 39
Itens de atividades, interesses e opiniões (AIO) para caracterizar estilo de vida, 40
A teoria de valores de Schwartz, 42
A lista de valores (LOV), 44
O sistema VALS (Values and Lifestyle System), 46
O estudo psicográfico genérico, 49
Metodologia utilizada em pesquisa, 51
Técnicas de coleta de dados primários, 54
Técnica de coleta de dados: comunicação, 55
Medidas exigidas para a preparação da entrevista, 57
Principais problemas com a técnica da entrevista, 57
O questionário, 58
Vantagens e desvantagens da técnica da comunicação para coleta de dados, 60
Técnica de coleta de dados: Observação, 61
Tipos de observação, 62
Vantagens e desvantagens da técnica de observação para coleta de dados, 63
Técnicas de coleta de dados em fontes secundárias, 63
Novas técnicas para coleta de dados, 64
Medidas e instrumentos de coleta de dados, 65
Técnicas para medir atitudes, 66
Tipos de escalas de autorrelato utilizadas para medir atitudes, 70
Construção de instrumentos de coleta de dados: o questionário, 81
Questões, capacidade dos entrevistados e efeito do método de aplicação na elaboração do questionário, 84
Propósito, estrutura e redação das questões, 86
Tipos de questões, 87
Estrutura das questões, 87
Determinação do instrumento de coleta segundo o método de administração e forma de aplicação, 89
Redação do instrumento de coleta, 89
Especificações do uso, 91
Dentre outros assuntos.