Sinopse
Bebida indispensável quando se busca o prazer de estar entre amigos e familiares, selando compromissos de amor e amizade, ou quando, na introspecção, se procura o contato com o plano mais abstrato do espírito, o vinho tem essa sutil propriedade de aquecer os corações. E quando acompanhado de um belo e inteligente design, o vinho ganha força e mobiliza tanto o mercado interno quanto externo, atraindo, cada vez mais, novos amantes para sua confraria. Do design das garrafas, rolhas, taças e decanters ao design dos ambientes ou do perfil de seus frequentadores, passando pelo próprio design das vinícolas, Miriam Gurgel e Agilson Gavioli nos levam a conhecer mais profundamente sobre o vinho, seus mitos e lugares especialmente concebidos para sua degustação e seu consumo. Em íntimo diálogo com os livros anteriormente publicados por Miriam Gurgel, Café com design e Cerveja com design, este lançamento do Senac São Paulo é mais uma viagem pelo mundo cultural e de costumes de diferentes sociedades, fazendo persistir, em nosso paladar, o sabor antigo da comunhão entre os povos.
Sumário
Nota do editor, 7
Agradecimentos, 9
Dedicatória, 11
Introdução
O design no universo do vinho, 13
Design... um processo criativo, 15
Influências no design, 15
Design e o vinho, 23
Parte 1 | O vinho, 31
1 | Uma breve história do vinho, 33
A descrição do vinho, 33
Lendas sobre os vinhos, 35
O vinho na civilização greco-romana, 37
O período da Idade Média e o Velho Mundo vinícola, 38
O Novo Mundo, 44
2 | A sua produção, 49
A matéria-prima: as uvas, 49
3 | As três famílias de vinhos, 53
Processos de produção, 56
Os espumantes, 64
Os vinhos fortificados, 65
4 | O serviço do vinho, 69
A conservação das garrafas, 69
As temperaturas de serviço, 70
5 | Degustação, 75
Visual, 75
Olfativa, 78
Gustativa, 80
Harmonização e consumo, 82
Parte 2 | O design e o espaço, 87
6 | O design, seus elementos e o design sensorial, 89
Design sensorial, 89
Os elementos do design, 92
7| Wine bars, vinoteca, wine shop, enoteca, cellar, bodega, cave, garrafeira e adega, 95
8 | A cultura de saborear um cálice de vinho e a teoria dos terceiros lugares, 103
9 | O design dos terceiros lugares pelo mundo do vinho, 109
10 | Histórias e espaços com histórias, 143
11 | Baco, vinho e design, 155
Dioniso, para os gregos; Baco, para os romanos: o deus do vinho, do êxtase e do entusiasmo na mitologia, 155
12 | Design de garrafas, decanters, saca-rolhas, taças, 161
Garrafas, 163
Decantadores ou decanters, 170
Rótulos, 173
Rolhas e tampas, 176
Saca-rolhas, 178
Taças, 181
13 | Branding e merchandising, 185
14 | Ergonometria, armazenamento e medidas básicas, 191
Adegas segundo o tipo de funcionamento, 194
Design de adegas e espaços de degustação residenciais, 197
15 | Vinho e as novas vinícolas, 205
A aplicação do design passivo, 206
16 | O vinho e as artes, 217
Filmes e séries televisivas, 217
Literatura, 220
Música, 222
Pintura e escultura, 223
Anexo | Wine bars, wine shops, enotecas, caves, adegas..., 225
Bibliografia, 229
Sites, 232
Sobre os autores, 235
Créditos das imagens, 237