-
Sinopse
Inovar, esse é o imperativo, o fator que pode garantir a sobrevivência de uma empresa num mercado definitivamente incerto e agressivamente competitivo. Mas como inovar senão construindo a partir dos próprios colaboradores da empresa aquilo que pode vir a ser seu diferencial? A gestão do conhecimento parte do princípio de que todo o saber existente em uma empresa é composto não só daquele que pulsa no interior de seus diversos departamentos ou daquele que percorre as interconexões dos diferentes processos, mas também, e principalmente, daquele que existe na cabeça das pessoas. Essa é a nova perspectiva, a gestão estratégica desse conhecimento - uma filosofia gerencial que procura organizar esse conteúdo latente de modo a transformá-lo em vantagem competitiva para as instituições. Esta ação exige não apenas conhecimento do negócio, mas um intenso desenvolvimento das relações interpessoais, acuidade na visão estratégica e verdadeira prontidão para mudanças, tendo sempre em mente que aprender a aprender é tão importante quanto o que é aprendido.
-
Ficha Técnica
Código reduzido: 21871
ISBN: 9788539607723
Código de barras: 9788539607723
Edição: 1
Número de páginas: 268
Formato: 17 X 23 CM.
Lombada: 1,50
Peso: 500 Gramas
Editora: SENAC SÃO PAULO
-
Sumário
Apresentação. 9
Filipe M. Cassapo
1. Cenários, complexidade e conhecimento. 17
2. Gestão do conhecimento alinhada à estratégia corporativa. 25
3. Evolução e conceito de gestão do conhecimento. 33
O significado do conhecimento ao longo da história. 34
As bases filosóficas do conhecimento. 38
Como o conhecimento se processa nos seres humanos. 44
A plasticidade cerebral. 48
A base para o aprendizado. 50
A memória e os processos cerebrais. 52
Como o aprendizado se processa nas empresas: os modelos de gestão empresarial | contextualização histórica. 53
O conceito de gestão do conhecimento. 55
Como as empresas aprendem. 57
As funções e práticas da gestão do conhecimento. 62
4. Caderno de Campo. 65
Diagnóstico. 66
Escolha de ações. 99
Implantação e indicadores. 116
5. Desafios da gestão do conhecimento. 135
Como a Promon Engenharia resolveu esses desafios? 136
A implantação do mapeamento de conhecimentos estratégicos e críticos na Gerência de Projetos de Engenharia (GPE). 139
Mais cases: outros desafios igualmente importantes. 150
Mudanças, a única certeza... 153
6. A pós-graduação em Gestão do Conhecimento do Senac São Paulo. 157
Turma 1: Autoconhecimento na memória corporativa. 161
Turma 2: A organização em rede na perspectiva da gestão do conhecimento: a aprendizagem mediada como estratégia para intervir no desenvolvimento de cultura colaborativa. 176
Turma 3: Realinhamento estratégico na sociedade do conhecimento: proposta de implantação de uma comunidade de conhecimento em prol da educação para responsabilidade social. 180
Turma 6: Uma iniciativa em prol da inovação. 186
Turma 7: Caso: Processo de aprendizagem de trabalho. 188
Turma 8: A gestão do conhecimento e da inovação nas micro e pequenas empresas. 194
Considerações finais. 199
Glossário. 203
Bibliografia. 235
-
Dados do Autor
Cecília Queiroz
Duilio Fedele
Fabíola Camacho
Priscila dos Santos
Regina Paulinelli
Rose Mary Juliano Longo